Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 3 de dezembro de 2011

AGONIZANTE CRIADOR BRASILEIRO


AGONIZANTE CRIADOR BRASILEIRO


* Faz de conta que temos apenas um leitor que seja talvez eu mesmo, não importa, pois o que importa é não se omitir a realidade dos fatos presentes.

* A falta de renovação de turfistas, por conseqüência de proprietários, é o atestado atual da morosidade do turfe brasileiro. Um claro fenômeno de causa e efeito.

* Que adiantam os esforços isolados em se estimular o crescimento do quadro de proprietários de cavalos, se essa matéria prima está caminhando a extinção?

* Portanto não adianta colocar o carro na frente dos bois, isto é, renovando o apelo a novas fardas, se a omissão de planejamento por novos criadores tem sido fatal.

* Mais cedo, ou menos tarde do que se pensam, as corridas no Brasil vão se limitar às emoções internacionais, isto é, pelos cavalos do exterior.

* Os números da indústria cavalar não mentem, ao contrário do que nossos “diretores passageiros” insistem em se fingir de paisagem.

* Em 1991, precisamente há 10 anos, havia 8.077 éguas, 831 garanhões, 4.579 produtos e 1.493 criadores, sustentando as corridas da Gávea, Cidade Jardim, Tarumã e Cristal.

* Os números de hoje são acachapantes: 3827 éguas (64% menos); 235 garanhões (72% menos); 2.844 produtos (38% menos) e 333 criadores (77% menos).

* E olhem que esses dados, absolutamente confiáveis, são do Stud Book Brasileiro e pior ainda: com um ano de atraso, pois são de 2010.

* Que adianta então se estimular novos proprietários, se não motivamos econômica e politicamente novos criadores?

* A política dos Jockeys Clubs continua defasada e omissa, num constante desconforto de lúcido e prático entendimento com a criação nacional.

* É inadmissível que num país emergente como o Brasil se constate tamanho retrocesso estratégico graças, talvez, a falta de liderança com identidade nacional.

* Enquanto Cidade Jardim se corre as escuras; o Tarumã já quase não se corre mais; o Cristal insistindo pela sua rendição e há uma Gávea vivendo da receita do carteado.

* Porém, nem um de nossos quatro principais hipódromos se mostra preocupado com a indústria da sua matéria prima, o cavalo, um produto cada vez mais em colapso.

* Se as estatísticas criacionais prosseguirem no mesmo patamar atual, em 2020, daqui a nove anos, o turfe brasileiro poderá, com sorte, ter ainda 77 criadores, dos 1.493 de 1991. É mole?

* Sempre temos dito que, há muito tempo, as rédeas do futuro no turfe no Brasil estão à mercê da própria má sorte, graças à grotesca e teimosa falta de diálogo.

* Diálogo objetivo, que não existe há muito tempo entre os hipódromos e, principalmente, com as associações dos criadores, cujo reflexo tem sido progressivamente negativo.

* Ao contrário de muitos turfistas, somos há 58 anos testemunhas oculares do turfe nacional e mais, que se possa imaginar, um teimoso apaixonado pelas corridas.

* Assim como o turfe, neste país, está no bico do corvo como da mesma forma, por conseqüência, está o próprio jornal que, ora, vocês lêem. Não por vontade do Rizzon, claro.

* Respondam sinceramente: Corrida sem cavalo pode?

por Luiz Renato Ribas - ribas@cinevideo.com.br
transc. - Jornal do Turfe

Alemão: ‘Cada vitória do Thunder é um alívio’



Com a fisionomia nitidamente aliviada, Julio Cesar Sampaio pode comemorar mais uma vitória da joia de sua cocheira, o velocista Desejado Thunder, de criação e propriedade do Stud Alvarenga.

Ainda no pódio, o profissional falou sobre o triunfo: “Cada vitória do Thunder é um alívio. Mostra que toda preparação, todos os cuidados desde que ele sai do CT até sua acomodação nas cocheiras da Gávea foi acertada. A pressão psicológica é enorme, afinal, para qualquer cavalo chegar terceiro em uma prova de Grupo é bom, já para o Desejado Thunder é um fracasso. Mas, ele sempre corresponde e, graças a Deus, mais uma vez passou na frente. São 13 vitórias em 18 saídas, comprovando que ele é um animal de exceção”.

Sobre o futuro da campanha do fantástico filho de Durban Thunder e Glorious Magee, por Spend A Buck, J.C. Sampaio foi sucinto: “O certo é que ele vai dar uma descansada para que 2012 seja tão repleto de vitórias como foi 2011. Vou conversar com o Dr. Álvaro Novis para decidirmos o que fazer no ano que está chegando” finalizou o profissional.

Transc. JCB

Dilma minha Presidenta

Bear Raceway



Black Bear och Norra Bear

Pró-Memória volta tinindo


A excelente égua Pró-Memória volta tinindo e semana que vem deverá ser inscrita no Clássico Armando Carneiro, 1600 grama, para fêmeas de 3 anos e mais idade e terá a direção de Marcos Mazini

Menegolo na Gávea


O excelente treinador do Paraná A.Menegolo Neto está vindo para Gávea em caráter definitivo, pois possui um bom número de animais e com certeza repetirá o sucesso que conseguiu no Tarumã

por Leandro Mancuso

Taleban venceu e convenceu no Clássico Dia da Justiça


O cavalo Taleban venceu e convenceu no Clássico Dia da Justiça, e com certeza é um potro em franca evolução. Ótimo trabalho de Cosminho Morgado Neto e equipe.

João Moreira destaque na "Mesa" deste sábado !


João Moreira é a grande atração da Mesa do Turfe deste sábado


O jóquei brasileiro João Moreira, ora radicado ao turfe de Cingapura, é a grande atração da Mesa do Turfe deste sábado, dia 3.

Recordista em número de vitórias em uma única reunião em Cidade Jardim -com 8 conquistas- e recordista também no turfe asiático, o "Fantasma de Cidade Jardim" estará ao lado do apresentador Jair Balla e dos comentaristas Renato Barros e Lucas Menezes, para contar detalhes do início de sua carreira em Cidade Jardim e da sequência vitoriosa no exterior.

A Mesa do Turfe é levada ao ar, ao vivo,a partir das 12h30, pelo canal 13 da Net digital, pelas antenas parabólicas digitais e pelo site

Transc. JCSP

Grand Canion show na Prova Especial Duplex


Grand Canion, Ski Champ e Surprise Lark, Jockey Waldomiro Blandi, Tr. Pedro Nickel Filho.
Criação do Haras Santa Camila e propriedade do Stud J L D

Clássico Dia da Justiça (L.) é o destaque no Rio


Desejado Thunder de volta ao gramado

Onze carreiras bastante equilibradas formam a reunião deste sábado no Hipódromo da Gávea, com início programado para às 14 horas e 45 minutos. O destaque da reunião fica por conta da quinta prova, quando será realizado o Clássico Dia da Justiça (L.), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros, pista de grama.

De volta ao gramado, Desejado Thunder (Durban Thunder), criação e propriedade do Stud Alvarenga, pode voltar a render tudo o que sabe e conquistar a décima terceira vitória de sua campanha. Novamente V.Borges estará no seu dorso e será apresentado por J.C.Sampaio.

O potro Vet Boy (Dodge), criação e propriedade do Haras Anderson, além de bastante promissor, leva boa vantagem na escala de peso e deve ser respeitado. Grape Marjori (Yagli), vem sendo mantido em ótima forma e fica como terceiro nome.

O simulcasting com o Hipódromo de Cidade Jardim (11 páreos) começa às 14 horas e 30 minutos.

A seguir, comentários e indicações. Boa sorte!

1º Páreo – Olympic Mila vinha enfrentando provas mais fortes e, mesmo na redução, pode superar a Assaltada, que promete entrar na briga pela vitória. Karol, a seguir.

2º Páreo – Muito forte a parelha do Stud Alvarenga, podendo inclusive dar a dobrada. Ficamos com a ordem Desejada Tóta e Super Tóta. A parelha do Haras Anderson, a seguir.

3º Páreo – Veneno Fatal, que venceu e foi desclassificado na última, pode levar a melhor dessa vez. Com Justiça fica com a formação da dupla. Famous Unknow surge como bom azar.

4º Páreo – Mais aguerrida, Energia Brics pode encostar aos poucos e levar a melhor. Oaks Type, sempre se chegando, surge como forte rival. Leve e Solta e Best Of Five também ameaçam.

6º Páreo - Top Point despenca de turma e tem boa oportunidade para voltar a vencer. Voando Bay surge como melhor nome para dupla. Dos demais, Nuevo Laredo e Il Conto.

7º Páreo – Zandonai traz boa campanha de Cidade Jardim e leva nosso voto. Zapata vem melhorando e fica como segundo nome. O estreante Energia Dictator e os já corridos Axel Rose e Undergrade, a seguir.

8º Páreo – Energia Assa, de volta ao páreo de turma, pode levar a melhor. Jingle Sound tem carreira para mais e fica com a dupla. Damara Khan pode encostar aos poucos dessa vez e fica para trifeta.

9º Páreo – Muito bem representada a parelha do Stud Amigos da Barra formada pelo Tide White e Colorado Sam. Monday Blues, em boa forma, assim como Cache-Nez, e Zun Gohg, apesar da redução, ameaçam.

10º Páreo – Rio Brilhante deve ter ritmo de carreira favorável e, melhor balizado dessa vez, engrenar a tempo de brigar pela vitória. King’s Game e Tactical Assault são os principais adversários do nosso indicado.

11º Páreo – Virtual Combat, potro que deixou boa impressão nas primeiras atuações, pode reaparecer com vitória. É um Espetáculo, aliviado no peso, é rival. Zionist, a seguir.

Indicações:

1º Páreo – Olympic Mila (1) – Assaltada (4) – Karol (6)
2º Páreo - Desejada Tóta (4) – Super Tóta (1) – Via Spiaggia (3)
3º Páreo - Veneno Fatal (4) – Com Justiça (1) – Famous Unknow (7)
4º Páreo - Energia Brics (7) – Oaks Type (3) – Leve e Solta (1)
5º Páreo – Desejado Thunder (3) – Vet Boy (2) – Grape Marjori (1)
6º Páreo - Top Point (7) – Voando Bay (4) – Nuevo Laredo (9)
7º Páreo - Zandonai (2) – Zapata (3) – Axel Rose (8)
8º Páreo - Energia Assa (4) – Jingle Sound (5) – Damara Khan (9)
9º Páreo - Colorado Sam (8) – Tide White (3) – Monday Blues (2)
10º Páreo - Rio Brilhante (1) – Tactical Assault (9) – King’s Game (4)
11º Páreo - Virtual Combat (2) – É um Espetáculo (3) – Zionist (1)

por Thiago Fernandes
Transc. Raia Leve

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

HOMENAJE A PABLO FALERO EN COLONIA


EL PROXIMO DOMINGO COLONIA LE RINDE HOMENAJE A SU IDOLO

Con motivo del trigésimo aniversario de actividad como jockey de Pablo Gustavo Falero, el departamento de Colonia, su ciudad natal, le rinde un merecido homenaje patrocinado por la Intendencia de Colonia.

El mismo consiste en organizar su habitual reunión, compuesta en esta ocasión de nueve competencias, cada una de ellas alusivas a distintas fechas recordatorias con partipantes especialmente invitados.

La prueba central será una competencia sobre 1600 metros que llevará el nombre de GRAN PREMIO 30° ANIVERSARIO DE ACTIVIDAD DE PABLO G. FALERO en 1.600 metros y en la cual intervendrán ocho competidores.

1-MASTER ALLEY (ALY'S ALLEY y FERA) J. GULARTE - MAROÑAS
2-LOTERO (LOTRENZ (ARG) y BROMA GIRL) J.ORGOROSO - COLONIA
3-EL FANFA (HOPE AND GLORY (BRZ) LA FANTASTICA) W. DUARTE - FLORES
4-INDIO CAPACHOGG(GULPA GEORGE(USA)y GOOD ANGIE)J.GONZALEZ- MAROÑAS
5-ALBERTO PRIMERO (AD BETTER y PRELADA) V. TARRAGONA - COLONIA
6-TIP TOP (RITZ y AFRICAN TOP) R.M.DE OCA - COLONIA
7-NUCLEO COLORADO(TRUE CONFIDENCE(USA)y NUCLEAR BOMB(BRZ)J.GULARTE– MAROÑAS
8-LOKI EYE (EYE BAND y FLECHAME) D.OSORES - COLONIA

EN ESTA CARRERA ACTUARAN PABLO FALERO JUNTO A LOS JOCKEYS EXTRANJEROS J. RUIZ DIAZ, ADRIAN GIANETTI, RAMIRO BARRUECO Y JULIO C MENDEZ

Las demás pruebas llevarán nombres alusivos a la actividad del piloto local.
1° Carrera: Premio Jorgito Primera actuación de Pablo Falero como jockey aprendiz
2° Carrera: Premio La Unica. Primer triunfo suyo en dicho medio.
3° Carrera: Premio Jockeys Amigos de Pablo G. Falero
4° Carrera: Premio Familia Falero
5° Carrera: Premio Julio C. Méndez
7° Carrera: Premio Adrián M. Giannetti
8° Carrera: Premio Jorge Ruiz Díaz
9° Carrera: Premio Ramiro Barrueco.

Mário Rozano c/Los Pingos de Todos
Foto: Mário Rozano

Questa Afleet vencedor do Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior


Questa Afleet,Northern Afleet em Damelia, Jockey Ivaldo Santana, Tr. Paulo Henrique Lobo.
criação e propriedade do Haras Old Friends Ltda

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AIDS, 1º Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS

1º Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Avaliar e prever o impacto social e econômico do HIV/AIDS é mais difícil do que fazer previsões demográficas. Para começar, a epidemia da AIDS ainda não encerrou seu ciclo em nenhum país. Em segundo lugar, certos impactos do HIV/AIDS, tais como o desespero e a dor, não podem ser medidos facilmente. No entanto, é provável que a morte prematura de tantos adultos provoque escassez de mão-de-obra e sobrecarregue a assistência dos serviços sociais e também aos jovens e crianças, que serão incumbidas de cuidar de seus pais e trazer o sustento à sua família.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Moinho dos Ventos - História do Turfe


Uma passeio no Hipódromo Moinhos de Vento em Porto Alegre no ano de 1958
Antigamente se chamava "bacia" o interior da pista de corridas, com estacionamento e vista privilegiada do hipódromo